CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Vive a Vida, NÃO a Desperdices

A Entre Culturas - APAC

É uma associação de jovens para jovens, sem fins lucrativos, fundada em Lisboa no ano de 1994.

Tem como principal objectivo a criação e a promoção de
programas inter culturais para jovens, a nível Nacional e Internacional, contribuindo assim para o desenvolvimento entre os países, e num melhor relacionamento entre as Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo, alargando os conhecimentos dos jovens em termos sócio – culturais e académicos.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

Sonho em Cascata


Fraga da Pena (Cascatas)



É linda esta cascata...
e existe em Portugal na Paisagem Protegida da Serra do Açor.
São várias cascatas que caem pela serra, é um espectáculo manífico.
Alguém está interessado em conhecer esta zona???



No Açor, domínio do xisto, as dobras e fracturas originam um tipo de relevo característico, vigoroso mas de contornos arredondados, sulcado por vales com grandes quedas de nível, linhas de água encaixadas e onde por vezes se encontram curiosos acidentes geológicos, caso das quedas de água da Fraga da Pena.
Por entre os cumes boleados da serra situa-se, no termo de Arganil, a Mata da Margaraça. Esta última ocupa uma encosta exposta a norte, entre os 400m-800m de altitude, constituindo uma amostra da vegetação desta região tal como existiria séculos atrás. Resto de uma antiga floresta, a Margaraça tem como espécies vegetais predominantes o carvalho-alvarinho e o castanheiro. Presentes ainda algumas plantas de cariz mediterrânico como o medronheiro e o folhado, exemplares de grande porte de azereiro para além de cerejeira-brava e aveleira. Acrescente-se uma elevada cobertura de musgos, líquenes e fungos, inúmeros fetos e espécies ornamentais raras no território português como o Martagão e o Selo-de-Salomão. Na fauna, sobressai, no porte, o Javali. Presença de endemismos ibéricos: a Salamandra-lusitânica e o Lagarto-de-água, bem como do Morcego-de-ferradura-pequeno.Despida de gentes, a paisagem do Açor também nos impressiona pela nudez dos cimos e pela monotonia das plantações de resinosas ou do que delas resta por força dos incêndios florestais. Em tal cenário, a Mata da Margaraça faz figura de oásis.



Apoiado pelo Instituto Português da Juventude



Venham conhecer no mês de Agosto numas férias inesquecivéis uma das Maravilhas de Portugal

0 Opinaram:

Informa-te!

Contácta-nos